Aline Basso

Im[per]manências…

Aline Basso – Instituto de Cultura e Arte / Universidade Federal do Ceará Doutora em Belas Artes na especialidade Desenho, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, em Lisboa, Portugal (2020). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Artes Visuais, UFPB/UFPE (2014). Pós-graduada em Artes Visuais: Cultura e Criação pelo Senac (2011). Graduada em Tecnologia em Design de Interiores pelo CEFET-PB (2004).

Atualmente é professora efetiva do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará – ICA/UFC. Atua na graduação em Design-Moda, na unidade de Linguagem Visual. Possui experiência profissional e de ensino nas áreas de desenho, artes visuais, moda e design de produto.

Esta apresentação consiste numa breve síntese do processo artístico realizado ao longo do desenvolvimento da tese de doutoramento: “Im[per]manências: estudos sobre desenho à luz dos manuais de pintura Chineses”. De caráter teórico-prático, o doutoramento desenvolveu-se na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, e teve como ponto de partida o conceito de impermanência. Toda
a investigação alicerçou-se sobre os escritos de dois antigos manuais de pintura Chineses, e as reflexões tanto teóricas quanto artísticas tiveram como suporte estudos sobre desenho, pintura Chinesa, Budismo e Taoísmo.

Os desenhos apresentados são o resultado dessa imersão e apontam os caminhos percorridos ao longo do processo.

Abstract: This presentation consists of a brief synthesis of the artistic process carried out during the development of the doctoral thesis: “Im [per] manences: studies on drawing in the light of Chinese painting manuals”. Theoretical-practical, the doctorate was developed at the Faculty of Fine Arts of the University of Lisbon and had as its starting point the concept of impermanence. All research was based on the writings of two ancient Chinese painting manuals, and both theoretical and artistic reflections were supported by studies on drawing, Chinese painting, Buddhism and Taoism.

The drawings presented are the result of this immersion and point out the paths taken along the process.

Literatura recomendada:

Ryckmans, P. (2010). Anotações sobre pintura do Monge Abóbora-Amarga. Campinas, SP: Editora da Unicamp.
Cheng, F.(2016). Vacío y plenitud. El lenguage de la pintura china. Madrid: Ediciones Siruela.
Sze, M.-M. (trad.). (1963). The Mustard Seed Garden: Manual of Painting. New York: Bollingen Foundation. Princeton: Princeton University Press.

ESTE TRABALHO É FINANCIADO POR FUNDOS NACIONAIS ATRAVÉS DA FCT – FUNDAÇÃO PARA A CIÊNCIA E A TECNOLOGIA, I.P., NO ÂMBITO DO PROJETO “UIDB/04042/2020”