Categorias
Sem categoria

Luísa Arruda

A Matéria do Desenho: Lagoa Henriques e os desenhos sobre as mesas

A Drawing matter: Lagoa Henriques and his drawings on table paper cloth 

O escultor português António Lagoa Henriques (Lisboa, 1923-2009) desenhava como respirava. Desenhava no seu estúdio e em todo o lado. Uma pequena seleção dos seus desenhos vai conduzir o nosso raciocínio sobre o tema.

Portuguese who draws in much the same way as he breathes. He drew at his studio and everywhere. A small selection of his drawings shall conduct us in the topic. 

Neste artigo, proponho um debate sobre materiais e procedimentos envolvidos no acto do desenho e a sua relação com os temas do desenhador. Este assunto leva-nos a argumentos diferentes e talvez inesgotáveis: explorar os suportes e investigar materiais e técnicas do desenho. Como e onde o desenho é feito constitui fator chave para se entender as matérias do desenho. Os desenhos de Lagoa Henriques sobre as toalhas de papel nas mesas das tabernas e restaurantes evocam primeiramente o cenário do ato do desenho e com ele todas as pessoas à sua volta, desde os seus companheiros, aos criados, aos outros clientes. 

In this paper, I propose a debate about materials and procedures involved in the act of drawing and their relationship with the draughtsman matters. Exploring this kind of subject brings together different and perhaps inexhaustible arguments: exploring supports, investigate drawing materials and techniques. A key factor to understand drawing matters are the conditions where the drawing takes place and how a drawing is produced. Lagoa Henriques drawings on restaurants and taverns paper towels evoke firstly the act of drawing scenario and within it all the people around him, from companions to servants and to other clients. 

Poeta e leitor de poesia, Lagoa Henriques desenha poemas. Poesia e desenhos encontram-se à mesa. A condição de desenhar e a envolvente governam o desenho e desenhador. Lagoa toma decisões e age aleatoriamente. Usa como suporte as toalhas de papel com texturas que imitam tecido, pena e tinta ou lápis, por vezes usa a colher de café. Depois dos primeiros traços, junta vinho ou café, sumos de fruta, nódoas de gordura como materiais operativos. Perguntamo-nos que linguagem sobrevive no caos da mesa no final da refeição, qual a participação das pessoas em torno do artista, que assuntos de desenho são escolhidos.  No seu trabalho vemos referência à comida, sensualidade, factos da vida ou da vida quotidiana. Os desenhos de Lagoa Henriques sobre as mesas dos restaurantes são por vezes um diário gráfico secreto e intimista, abertamente sexual como os desenhos de Jean Cocteau (1889-1963) ou ao contrário um diário gráfico solar, um testemunho otimista sobre o melhor das qualidades do ser humano. 

As a poet and a poetry reader Lagoa Henriques draws poems. Poetry and drawing met at the table. The drawing situation and its surroundings rule the drawing and the draughtsman. In this kind of work, Lagoa Henriques makes decisions and acts randomly. He uses restaurant paper towels with textures imitating cloth as a support to his drawings, pen and ink or pencils, sometimes the coffee spoon as a kind of pen. After the first strokes, he adds wine or coffee, fruit juices, fat stains, all as operative materials. We must ask what kind of drawing language survives at the table chaos at the end of a meal, what the participation of people around the artist, what drawing subjects are chosen. We see in his works references to food, sensuality, facts of life, and facts of everyday life. Lagoa Henriques’ drawings on restaurant and tavern paper towels are sometimes a graphic secret and intimate diary, openly sexual as Jean Cocteau’s (1889-1963) drawings or on contrary a solar graphic diary, an optimistic testimony on the belief of the best of human qualities.

Lagoa Henriques estudou escultura na escola de Belas Artes de Lisboa e, considerando o ensino demasiadamente académico e castrador, matriculou-se na Escola do Porto, onde se sentiu mais livre nas aulas de escultura de Salvador Barata-Feyo (1898-1990). Mais tarde foi discípulo de Marino Marini (1901-1980) em Milão e viajou por toda a Itália. Nos jardins da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto pode ver-se uma escultura em cimento, O Segredo, de 1954, tese final do Curso. Uma nova edição desta escultura, em bronze, está hoje no jardim da Faculdade de Belas-Artes de Lisboa. Muitas esculturas do Mestre estão presentes em cidade Portuguesas, como em Lisboa, a Estátua de Fernando Pessoa sentado à mesa do café, junto à Brasileira do Chiado, uma das suas obras mais conhecidas. Lagoa Henriques foi professor de desenho na Faculdade de Belas Artes de Lisboa (e também no Porto por um período de tempo). Doou as suas obras, biblioteca e coleções à Faculdade de Belas Artes de Lisboa.

Lagoa Henriques studied Sculpture at the Lisbon Academy and, considering it too academic and restraining, he went to Oporto Academy where he felt freer with Salvador Barata-Feyo’s (1898-1990) sculpture classes. Later, he was Marino Marini’s (1901-1980) disciple in Milan and traveled all over Italy. In the gardens of Oporto Fine Arts Faculty, we can admire a concrete statue The Secret, 1954, his final student thesis. A new edition of this work, in bronze, is now at the Lisbon Fine Arts Faculty, again in the gardens. Many of his sculptures are present in Portuguese cities, including Lisbon. The Statue of the poet Fernando Pessoa sitting at his coffee table, at The Brasileira do Chiado, is one of his famous works. Lagoa Henriques was a drawing teacher at the Lisbon Fine Arts School (and also at the Oporto School for a period of time), and he bequeathed his works, library, and collections to the Lisbon Fine Arts Faculty.

Bibliografia / Bibliography

Arruda, Luísa (2010) Lagoa pedagogo, in Mestre Lagoa Henriques. Um percurso de Vida. Catálogo da exposição, Lisboa: Fundação Liga.

Arruda, Luisa (2014) Drawing matters/ Drawing matter in Drawing University Today, Porto:  Research Institute in Art, Design and Society (I2ADS) Faculty of Fine Arts, University of Porto (p.359/364) e-book (Academia.edu)

Pereira, Fernando Baptista (2005), Lagoa Henriques in Dicionário da Escultura Portuguesa, Lisboa: Caminho

Gamito, Maria João, (2016), Lagoa Henriques, Eu e a minha casa, Lisboa: Documenta

Luísa d’Orey Capucho Arruda

Artista. Publica sobre arte portuguesa.
Professora Associada da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.
Colabora com o CIEBA (centro de investigação e estudos em Belas Artes).
Académica Nacional da Academia Nacional de Belas Artes de Lisboa.
Licenciada em Artes Plásticas/ Pintura, pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa.
Mestre em História de Arte pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Doutora em Belas Artes, especialidade de Desenho pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.