Sem categoria

Lúcia Antunes

Desenhar, Entender, Comunicar

Através do desenho é possível observar melhor, entender, registar e comunicar factos e conceitos. Nesse registo, a ilustração científica tem um poder enorme quando se trata de criar empatia entre as espécies representadas a um público que se pretende aliciar para a participação na sua conservação.
O desafio de ilustrar espécies como os morcegos passa por dar rosto ao desconhecido e arrancar um animal que vive geralmente de mitos para o domínio público e para um entendimento da sua importância.

Lúcia Antunes
Lisboa, 1985

Designer de comunicação | Ilustradora científica | Professora

Mestre em Ilustração Científica pelo lnstituto Superior de Educação e Ciências e Universidade de Évora (ISEC/UE). Licenciada em Design de Comunicação (Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa). Frequentou cursos de ilustração científica na Fbaul e no Instituto de Artes e Ofícios da Universidade Autónoma de Lisboa.

Membro do Grupo do Risco desde 2013 e da Guild of Natural Science Illustrators desde 2011 (participação em exposições, publicações e artigos). Participação em congressos de ilustração e comunicação de ciência desde 2012. Participação premiada em exposições nacionais e internacionais, a título individual e colectivo.

Ilustradora científica e designer freelance desde 2009, produzindo trabalhos para divulgação científica e peças comerciais. Professora assistente na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.

Vencedora do Primeiro Prémio, Casa das Ciências, Fundação Gulbenkian, Lisboa, Portugal, 2013; Prémio do Público, Concurso Internacional Illustraciencia, Barcelona, Espanha, 2012 e Prémio Escolha do Público, GNSI Annual Member’s Exhibit, Pei Ling Chan Gallery and Garden for the Arts, Savannah, Georgia, EUA, 2012.
www.luciaantunes.com | @antunes_lucia