Gabriela Torres

Autora principal: Gabriela Torres
Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes

A partir de 1800 assiste-se na Europa a um movimento anti-académico, enquadrado num ambiente reforçado pelo progresso tecnológico do qual surge a fotografia, alterando a perceção da realidade. Inúmeros artistas do séc. XIX recorreram à fotografia como instrumento auxiliar no seu processo criativo e assiste-se à alteração da representação gráfica ao nível do claro-escuro e do fundo.

Este artigo pertence à investigação em curso do doutoramento na especialidade Desenho, cujo foco é a alteração da representação no desenho de modelo nas Academias de Belas-Artes do séc. XVIII-XIX e a sua relação com o aparecimento da fotografia. Aborda a prática artística do desenho de retrato e figura humana do séc. XIX, contaminado pela nova perceção do real com a fotografia dessa época.

Palavras-chave: desenho; retrato; figura humana; fotografia

Abstract
From 1800 on, an anti-academic movement took place in Europe, in an environment reinforced by technological progress from which photography emerged, changing the perception of reality. Many artists of the 19th century used photography as an auxiliary tool in their creative process and graphic representation changed in terms of chiaroscuro and background.
This article is part of the ongoing doctoral research (Drawing specialty), which focuses on the change of representation in figure drawing at the Academies of Fine Arts in the 18th-19th century and its relation to the emergence of photography. It addresses the artistic practice of portrait and human figure drawing in the 19th century, contaminated by the new perception of reality with the photography of that period.

Keywords: drawing; portrait; human figure; photograph

Gabriela Torres

– Afiliação: Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (Doutoramento em Desenho)

– Nota biográfica: Concluí o Mestrado Integrado em Medicina Dentária em 2011 na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, tendo deixado de exercer em 2013. Em 2014 fiz uma mudança de percurso para as artes plásticas, tendo participado em diversas exposições, formações e eventos artísticos. Em 2016 fiz o exame nacional de Desenho A para ingressar na Licenciatura em Desenho pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, concluído em 2020 com minor em Conservação e Património. Atualmente sou aluna de Doutoramento em Belas-Artes (especialidade Desenho) na FBAUL e a minha investigação incide sobre a prática artística do desenho de retrato e figura humana no séc. XVIII-XIX em Belas-Artes e a sua relação com a invenção da fotografia.

– Título da apresentação: O corpo e o retrato no desenho antigo e a sua relação com a fotografia

– Resumo:
A partir de 1800 assiste-se na Europa a um movimento anti-académico, enquadrado num ambiente reforçado pelo progresso tecnológico do qual surge a fotografia, alterando a perceção da realidade. A minha investigação aborda a prática artística do desenho de retrato e figura humana do séc. XIX, contaminado pela nova perceção do real com a fotografia dessa época. Este vídeo apresenta um resumo do artigo “O corpo e o retrato no desenho antigo e a sua relação com a invenção da fotografia”, submetido para o congresso On Portraiture (FBAUL).

– Links

Website: http://www.gabrielatorres.pt