Alberto Faria

A coleção de desenho antigo da FBAUL (1830-1935): memórias da Aula de Desenho

A coleção de desenho antigo reúne mais de mil desenhos, datados entre 1830 e 1935 provenientes da Aula Pública de Desenho, da antiga Academia/Escola de Belas Artes de Lisboa e dos ateliers de Paris e de Roma. São obras que documentam de forma sectorial o ensino e a prática do Desenho nestas instituições. A comunicação divide-se em quatro momentos, tem como objetivo apresentar as obras que melhor identificam a coleção e o que ela representa no contexto do desenho académico português, designadamente do século XIX. Em primeiro, observam-se exercícios premiados no contexto dos concursos anuais da Aula de Desenho, das secções de desenhos de arquitetura civil, cópia a partir estampa, estátua, anatomia e modelo vivo (nu, panejamento e cabeça); num segundo momento, desenhos de artistas bolseiros nas escolas e ateliers de Paris e de Roma; terceiro, provas de admissão ao professorado; desenhos para um manual de desenho de arquitetura do professor José da Costa Sequeira (1800-1872) e fora do registo académico –  dois projetos de 1842 para um monumento em memória do Duque Bragança, da autoria de João Pedro Monteiro (1825-1853) e Joaquim José Boaventura Alves (1810-1854); por fim, realça-se contributo das obras da coleção como suporte ao ensino do desenho.

Palavras chave: Coleções; Desenho; Ensino

The old drawing collection of FBAUL comprises more than a thousand drawings, dated between 1830 and 1935, from the Public Class of Drawing, former Lisbon Academy / School of Fine Arts, and the ateliers in Paris and Rome. These are works that document  the teaching and the practice of drawing in these institutions. Divided into four moments, this presentation aims to display the drawings that best identify the collection, and what it represents in the context of Portuguese academic drawing, namely from the 19th century. The first moment focuses on awarded  academic exercises in the classes of architectural drawing, drawing after prints, statue drawing, anatomy, drawing after live model (nude,  drapery, and head); the second moment to drawings of Portuguese artists who attended the schools and ateliers in Paris and Rome; third, admission proofs for a professorship; drawings for an architectural drawing manual by professor José da Costa Sequeira (1800-1872); in fourth, outside the academic scope two projects dated from 1842 for a monument in memory of the Bragança Duke, by João Pedro Monteiro (1825-1853), and Joaquim José Boaventura Alves (1810-1854); finally, the contribution of the collection as a model to support the teaching of drawing is emphasized.

Keywords: Collections; Drawing; Teaching

Alberto Faria, Universidade de Lisboa,
Faculdade de Belas-Artes / CIEBA

Doutorando em Ciências da Arte, Mestre em Museologia e licenciado em Pintura pela FBAUL. Entre 2002 e 2011 colaborou na criação da Reserva de Desenho; inventariou e estudou a Coleção de desenho antigo no âmbito da sua dissertação de mestrado (2009); curador da exposição Desenho Antigo (2010); projetou o primeiro Museu Virtual da FBAUL (2011). Atualmente investiga a coleção de litografia antiga da FBAUL como tema do seu Doutoramento.

Faria, Alberto.2009. A coleção de desenho antigo da Faculdade de Belas Artes de Lisboa (1830-1935) : tradição, formação e gosto. Lisboa : Universidade de Lisboa. [Dissertação de mestrado] : http://hdl.handle.net/10451/7883