Sem categoria

Mariana Sousa

Entre as Artes e a Medicina – A coleção de desenho anatómico do Instituto de Anatomia de Lisboa

O presente vídeo faz uma breve apresentação do projecto de investigação teórico-prático “Entre as Artes e a Medicina” dedicado ao estudo da Colecção de Desenho Anatómico do Instituto de Anatomia da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, desenvolvido com o apoio da Direção-Geral das Artes da República portuguesa. Esta coleção resulta da sua parceria com a antiga Escola de Belas-Artes de Lisboa, a partir de 1857 até à década de 1950, no ensino da disciplina de Anatomia para a compreensão do corpo humano e a sua representação no ensino artístico português.

Nesta colecção, com mais de 2400 elementos, encontram-se incluídos desenhos originais de alguns dos principais artistas portugueses do século XX (Maria Helena Vieira da Silva, Leopoldo de Almeida,

Estrela Faria, João Fragoso e Maria Keil, entre outros). Nela encontra-se representada a história da aprendizagem da disciplina de Anatomia a partir da observação de modelos naturais. Este conjunto de grande dimensão, formado por exercícios essenciais à formação artística, materializa a evolução compositiva e a linguagem plástica dos seus autores encontrando-se as influências marcantes dos principais movimentos vanguardistas europeus deste período.

A evidente relevância pedagógica e histórica deste património artístico leva à urgência do seu estudo, conservação e divulgação, necessidades que culminaram no desenvolvimento do projecto e parceria com o Instituto de Anatomia de Lisboa, local onde se encontra a coleção e onde o projecto foi desenvolvido.

Neste contexto, propusemos o estudo, inventariação, digitalização e informatização da coleção, considerando autores, modelos, técnicas e composições, possibilitando uma futura confluência e a relação com outras coleções semelhantes como as da Faculdade de Belas-Artes, da Sociedade Nacional de Belas-Artes de Lisboa e da Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva.

Paralelamente foi feita a planificação e implementação das medidas de preservação necessárias ao conjunto, como a troca de suportes dos desenhos, monitorização do espaço e o devido acondicionamento da coleção nas instalações.

Os objectivos descritos foram desenvolvidos por Mariana Sousa com a consultoria de Pedro Henriques, responsável pela arrumação da coleção na instituição, e as Doutoras Lia Neto e Alice Nogueira Alves, no apoio teórico e científico para o estudo aprofundado da colecção e a implementação das medidas de conservação necessárias.

Este projeto pretende dar a conhecer estas obras importantes no contexto artístico em que se insere a coleção, bem como iniciar um processo de unificação e valorização da coleção para se poder garantir a sua futura acessibilidade ao público e à comunidade académica, através da proposta de uma galeria virtual dedicada ao espólio.

Mariana de Figueiredo Sousa
Centro de Estudos e Investigação em Belas-Artes (CIEBA)

Mariana de Figueiredo Sousa (Lisboa, 1993) tem uma licenciatura em Escultura e um mestrado em Museologia e Museografia da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. A sua dissertação de mestrado, intitulada “Estudo e preservação da coleção de cerâmica da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa”, já apresentada em colóquios e conferências, levou-a a dedicar-se ao estudo e conservação das coleções da Universidade de Lisboa.

Desde a conclusão do mestrado tem estado envolvida em projectos, trabalhos e voluntariados na área de conservação preventiva, inventariação, investigação, curadoria e montagem de exposições artísticas.

No ano de 2018 frequentou o estágio profissional no Museu do Oriente na área do serviço educativo e em 2019 conclui e curso online MU.SA (Museum Sector Alliance) Project Massive Open Online Course – “Essential digital skills for the museum professionals”.

O seu envolvimento sucessivo em trabalhos relacionados com o património artístico da Faculdade de Belas-Artes de Lisboa foi o principal fator que levou ao desenvolvimento do projecto “Entre as Artes e a Medicina”, presentemente apresentado, apoiado pela Direção-Geral das Artes, para o estudo e salvaguarda da colecção de desenho anatómico do Instituto de Anatomia de Lisboa.

Este projecto levou ainda à consolidação de uma proposta de doutoramento, a ser desenvolvida com o apoio do Instituto de Anatomia da Faculdade de Medicina e do centro de investigação CIEBA da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, dedicada às duas colecções de desenho anatómico da Universidade de Lisboa.