Categorias
Sem categoria

Guida Casella

Ilustração Arqueológica


“Pense bem, o que o fez ter interesse pela Arqueologia e o passado profundo? Provavelmente foram Desenhos”

Resumo: 

O Desenho Arqueológico é uma vertente de Ilustração Científica, uma prática com 500 anos de uso de imagens ao serviço da ciência. 

A colaboração entre artistas e cientistas resulta na criação de desenhos para comunicar a vários níveis:  primeiro,  ajudam o cientista a estudar o seu referente (no caso da Arqueologia, através de plantas da escavação e desenho de artefactos para classificação), segundo, ilustram as comunicações científicas entre os especialistas (usando convenções específicas de cada comunidade de prática), e terceiro (em arqueologia são desenhos de época à maneira de ´pintura de história’) destinados à comunicação com o público em geral por via da museografia e interpretação de património.

Neste vídeo optei por mostrar a execução de um desenho arqueológico de um ídolo de calcário focando nos gestos necessários ao traçado, como se fosse apenas um bailado das mãos.

Na conversa / entrevista exploraremos a minha formação do desenho artístico ao desenho científico e abordaremos o workflow profissional nesta área (casos estudo, clientes, aplicações diversas do desenho).

Bibliografia:

Adkins, L., e R. Adkins. (1987)  Archaeological Illustration. Cambridge. Cambridge: Cambridge University Press.

Casella, Guida. (2005) “The Picturesque in Portuguese Archaeological / Historical Landscape Illustrations”, Tese de Mestrado , Swindon College, University of Bath, UK. Disponível online em: 

https://www.academia.edu/36153080/The_Picturesque_In_Portuguese_Archaeological_Historical_Landscape_Illustrations

Casella, Guida. (2010) “A criação de Imagem na Arqueologia” (“The Creation of Image in Archaeology”), in “As imagens com que a ciência se faz” (“The Images with Which Science is Made”), Org. POMBO, Olga and di MARCO, Sílvia, Fim de Século-Edições, Lisbon, ISBN 978-972-754-279-6, pp45-56.

Casella, Guida. (2019) «Digital Storytelling for Archaeology: Unveiling the Story of Zambujal in 20th and 21st century Visual Media Formats.» Tese de Doutoramento, Lisboa: FCSH – Universidade Nova de Lisboa. https://run.unl.pt/browse?type=author&value=CASELLA%2C+GUIDA+PAOLA+SILVEIRA.

Davinson, Brian. (1997) Picturing the Past through the Eyes of Reconstruction Artists

London: Gatekeeper Series from English Heritage

Dobie, Judith, e Chris Evans. (2010) Archaeological Illustratoris: A History of the Ancient Monuments Drawing Office. Research Department Remport Series 33. Portsmouth: English Heritage. https://issuu.com/akis4/docs/archaeology-and-illustrations.

Dobie, Judith. (2019)  Illustrating the Past: Artists’ interpretations of ancient places. London: Historic England.

Galhano, Fernando (1947). Desenho Etnográfico de Fernando Galhano I – Portugal. Centro de Estudos de Etnologia. Lisboa: Museu Nacional de Etnologia, 1985. 

Lemos, Manuel. (2001). Historiografia do Desenho Arqueológico. Disponivel online em: https://silo.tips/download/historiografia-do-desenho-arqueologico

Hodgson, John. (2001) Archaeological reconstruction: illustrating the past. IFA PApers nr 5. Reading UK: University of Reading.

Opgenhaffen, Loes (2021) «Visualizing Archaeologists: A Reflexive History of Visualization Practice in Archaeology». Open Archaeology 7 (1): 353–77. https://doi.org/10.1515/opar-2020-0138.

Raposo, Luis. (2019) «A ultima desenhadora do MNA». O PÚBLICO, 16 de Julho de 2019. https://www.publico.pt/2019/07/16/culturaipsilon/opiniao/ultima-desenhadora-museu-nacional-arqueologia-1879843.

Sousa, Fernanda (1999). Introdução ao Desenho Arqueológico, Câmara Municipal de Almada, Museu Municipal, Núcleo de Arqueologia e História. 

Biografia

Guida Casella, n.1974, Lisboa é Licenciada em Pintura pela FBAUL (2001) tem um Mestrado em Ilustração Arqueológica pela Univ. Bath, UK (2005) e um Doutoramento em Media Digitais pela FCSH-UNL Programa UT Austin -Portugal (2019). Foi bolseira da FCT (2011-15). É criadora de conteúdos digitais interativos na área do Património tendo desenvolvido a museografia digital do Castro do Zambujal (audioguia e aplicação móvel) em 2018. É professora de Desenho Arqueológico na Faculdade de Belas Artes de Lisboa desde 2019. É ilustradora científica desde 1998  desenhando o Menino do Lapedo e colabora desde então com diferentes entidades na área do património arqueológico e museografia (Instituto Arqueológico Alemão, IGESPAR, UNIARQ, Museu Nacional de Arqueologia, entre outros). Reside e tem atelier no Montijo onde realiza atividades culturais desde 2009. Teve uma exposição individual na Galeria Municipal do Montijo (‘Arqueologia: Desenho Científico e Outras Histórias’, Ago2018), desenvolve com a Galeria Municipal atividades de desenho com a comunidade (Ilustrar Montijo com Guida Casella). Criou e dinamizou a feira de edição independente Dona Edite (2015-17). Leccionou Pintura na Universidade Sénior do Montijo e dá aulas particulares a crianças e adultos na Sociedade Filarmónica 1º de Dezembro desde 2010.