Categorias
Sem categoria

Silvia Marieta

Desenho : Alicerce da pintura

Meu foco é a representação da figura humana, tendo como técnica de eleição, a pintura a óleo sobre tela. Rostos, mãos, corpos, são-me imensamente sedutores, dedico horas na “construção” de uma imagem que envolva a figura humana. Tecnicamente o resultado pretendido consiste na sobreposição de inúmeras camadas de tinta, que vão criar determinado efeito visual. 

Mas pretendo representar mais do que uma imagem externa, tento estabelecer uma relação entre o exterior e o interior; por interior, entenda-se o mundo psíquico, o mundo do pensamento, emoções, e até a alma.  Por vezes utilizo a representação da matéria visceral para aludir à sua relação com estes aspetos da dimensão humana.

Pretendo também cristalizar um momento específico,  de grande intensidade, carga emocional. Sirvo-me da minhas próprias experiências de vida, como material narrativo.

Através de certos efeitos técnicos, composição, repetição ou eliminação de elementos, torno quase “palpável” algo que não é imediatamente visível…

Mas o processo não se limita a uma série de aspetos técnicos, há todo um preparo do ambiente, estado mental, que também serve como propulsor. É também um processo solitário, pois só assim a criatividade pode vir à tona. O fascínio por outras imagens, sejam elas pintadas ou não, servem de inspiração, combustível, e combinadas com estímulos auditivos (música) têm a capacidade de acionar a mente visual. 

Retrato, surrealismo, realismo, hiper-realismo, académico, naturalismo, expressionismo e mais recentemente alguma abstração, foram várias as fontes de inspiração ao longo dos anos, partindo de outros artistas e movimentos artísticos, que venho “absorvendo” e transmitindo nas minhas criações, em maior ou menor dose, na tentativa de alcançar em uma imagem algo intenso e hipnotizante …

Sílvia Marieta nasceu em Lisboa, em 1982. O desenho e pintura estão presentes na sua vida desde tenra idade. Iniciou na pintura a óleo como autodidata, na adolescência (1998) e posteriormente formou-se em Pintura, na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (2006); foi também neste ano que começou a expor, e desde então tem estado presente em diversas mostras de arte, coletivas e individuais, a nível nacional e internacional. Tem realizado inúmeros retratos e pinturas originais, presentes em diversas coleções particulares, em Portugal, Espanha, França, Bélgica, Canadá, etc.; e tem colaborado com ateliers, boletins informativos, e edições de poesia, como ilustradora. Tem bastante obra representada online, e desde 2016, está presente em catálogos de arte figurativa internacionais (realista, hiper-realista, académica…) como o “Guia Leonardo” e o “Anuario Arte y Libertad” publicados pela Galeria Artelibre. E tem sido também presença constante na revista/plataforma de arte “The Guide Artists” desde 2018. Sempre com o intuito de melhorar e adquirir mais conhecimentos, apostou em formações de pintura e desenho académicos,de figura humana, no Atelier de Arte Realista do Porto, Barcelona Art Academy e Galeria Roja, em Espanha, e no The Florence Studio, em Itália (2017-2019). Reside no centro de Portugal, nos arredores de Tomar, onde busca um ambiente que proporcione a inspiração…divide-se entre a maternidade e a criação artística.

https://www.instagram.com/silviamarietapintora

http://marieta-arte.blogspot.com/

https://pt-pt.facebook.com/silvia.marieta