Desenho Habitado. Novas direcções. A prática do desenho de exploração no século XXI.
O caso do desenho em realidade virtual.
Autor principal: Hugo Passarinho (Universidade de Lisboa Faculdade Belas-Artes,CIEBA) Outros autores: Henrique Costa (Universidade de Lisboa Faculdade Belas-Artes,CIEBA)
A comunicação proposta é parte integrante da tese de doutoramento em curso sob o nome : Alegorias – Projecto didático original de desenho e animação em realidade virtual.
Ela compreende uma dimensão lateral da investigação, que se relaciona com a vertente didáctica e prática do desenho, na sua dimensão artística, quanto à sua execução em ambiente de
realidade virtual. Procurará estabelecer um território comum de entendimento desta prática, tendo em conta a dicotomia do que é real/virtual – efémero/perene -etéreo/concreto presentes no meio. Ao mesmo tempo pretende explorar teoricamente os possíveis limites do meio e descrever a potencial geografia de contágio da produção na realidade virtual na realidade em si.
Para tal faremos uso das noções de presença; incorporação e agência que determinam a “existência” e desde logo acção na realidade virtual.
Em consequência desta definição, abordaremos a imersão como dinamizador do meio. Será observada a prática em realidade virtual de artistas reconhecidos pelo seu trabalho realizado com outros meios artísticos, anotando, quando existentes as relações das diferenças que o meio
impõe sobre o trabalho em si. Procura-se reforçar o caso através de uma análise focada, tendo como ponto de partida a prática do autor dos meios analógicos ou digitais/ bidimensionais para o meio da realidade virtual com trabalho executado nos dois meios.
Mais informações sobre este projecto disponíveis em :
https://duck-cat-sr5l.squarespace.com/phd-hp
Inhabited Drawing.
New directions. The practice of exploration drawing in the 21st century. The case of drawing in virtual reality.
Main author: Hugo Passarinho (Universidade de Lisboa Faculdade Belas-Artes,CIEBA) Other authors: Henrique Costa (Universidade de Lisboa Faculdade Belas-Artes,CIEBA)
The proposed communication is part of the ongoing doctoral thesis under the title: Allegories – Original didactic project of drawing and animation in virtual reality.
It comprises a lateral dimension of the investigation, which is
related to the didactic and practical aspect of drawing, in its artistic dimension, regarding its particular execution in a virtual reality environment. It will seek to establish a common territory for understanding this practice, taking into account the dichotomy of what is real/virtual – ephemeral/perennial – ethereal/concrete, present in the said environment. At the same time, it intends to explore theoretically the possible limits of the medium and describe potential geography of contagion between the artistic production in virtual reality and reality itself.
For this, we will make use of the notions of presence; incorporation and agency that determine “existence” and immediate action in virtual reality. As a result of this definition, we will approach immersion as a powerful force that consolidates the environment. It will be observed the practice in the virtual reality of artists recognized for their work done with other artistic means, noting, when existing, the different relations that the medium imposes on the work itself. It seeks to reinforce the case through a focused analysis, taking as a starting point the practice of the author´s work performed in both media in analog or digital/two-dimensional media versus the virtual reality medium.
More information about this project available at :
https://duck-cat-sr5l.squarespace.com/phd-hp
ESTE TRABALHO É FINANCIADO POR FUNDOS NACIONAIS ATRAVÉS DA FCT – FUNDAÇÃO PARA A CIÊNCIA E A TECNOLOGIA, I.P., NO ÂMBITO DO PROJETO “UIDB/04042/2020”