Arritmia17
Arritmia17 é uma obra realizada entre 2017 e 2019.
É um trabalho autobiográfico que consiste num processo artístico que envolve um livro de artista e um vídeo. Traduz o exercício diário de mapeamento das minhas emoções através do desenho.
Tal como um ritual, convoca crenças e necessidades pessoais num processo contínuo de repetição. O livro de artista foi produzido em Portugal durante o ano de 2017, desde o dia 1 de janeiro até ao dia 31 de dezembro, coincidindo com o momento em que comecei a escrever a minha tese de doutoramento.
Posteriormente, em 2019, o livro foi transformado numa animação. O vídeo foi criado no contexto de residência artística realizada na KHMessen na Noruega. O artista e poeta australiano Kit Kelen, também em residência na KHMessen, escreveu um poema para Arritmia17, o qual é agora integrado no vídeo que apresento.
Filipa Pontes
Afiliação: Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes (CIEBA), Largo da Academia Nacional de Belas-Artes, 1249-058 Lisboa, Portugal
Filipa Pontes é artista visual portuguesa. Investiga na área do desenho para criar performances, instalações e livros de artista. Filipa atua também como curadora independente e professora. Nos últimos dez anos, tem trabalhado internacionalmente em países como Espanha, Moçambique, Brasil, China, Noruega e Alemanha. É doutorada em Belas Artes na especialidade de desenho (FBAUL, Portugal), graduada em Design Gráfico (ESAD.CR, Portugal) e pós-graduada em Ilustração Criativa (EINA, Espanha). Atualmente vive entre Berlim e Lisboa. No site www.filipapontes.com encontra mais detalhes sobre seu trabalho artístico.