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Henrique Costa

Desenho de reconstituição:
Desenho e impressão tridimensional.

Autor principal: Henrique Costa (Universidade de Lisboa Faculdade Belas-Artes,CIEBA) Outros autores: Andreia Tocha (CIEBA)

A presente comunicação denominada Desenho de Reconstituição: Desenho e Impressão tridimensional é baseada num trabalho realizado para uma dissertação do mestrado de Ciências da Conservação, Restauro e produção de Arte Contemporânea de Andreia Tocha.

Como preambulo, faz-se uma referência ao Assassin´s Creed: Unity(2014). Neste jogo foi recreada digitalmente a catedral de Notre Dame, para que o jogador pudesse andar
livremente pela catedral, tanto no interior como exteriormente. Com o incêndio da catedral de Notre Dame de Paris em Abril de 2019, foi necessário arranjar fontes para a sua reconstrução.

Não sendo a única fonte, o referido jogo foi uma das fontes usadas para tal ou seja o jogo que pretende simular e recriar a catedral de Notre Dame, foi usado para a construir de volta. Trata-se de um caso onde o desenho digital preservou a informação, para sua aplicação na reconstrução. O trabalho apresentado apresenta o mesmo princípio, onde o desenho tridimensional de recriação pretende reconstruir algo perdido.

O problema apresentado referia-se a uma estátua que se intitulava “o órfão”(1871), de Simões de Almeida, estátua essa a que faltaria uma mão ou um braço – no início não seria claro este factor pois existem duas cópias da estatua respectivamente com estas partes em falta. Houve um contato com Andreia Tocha, onde foi questionada a possibilidade de produção digital tridimensional.

Primeiramente julgar-se-ia que necessária a reconstrução de um braço, algo difícil de imprimir em três dimensões devido à sua dimensão, daí se ter proposto uma solução onde se usaria directamente uma modelação convencional em gesso, pois apresentaria um resultado eficaz. Mais tarde verificou-se que seria apenas a produção de uma mão, algo que seria perfeitamente fazível em termos de impressão tridimensional, e juntando a este facto, a estátua possuir uma escala inferior a um tamanho natural. Avançou-se então com o projecto, primeiramente a partir de um modelo em três dimensões com respectivas adaptações e consecutivamente a sua impressão tridimensional. Para a sua realização recorreu-se a uma equipa multidisciplinar, contacto com a estátua presente na FBAUL e respectiva fotogrametria.

Nesta equipa integravam-se Andreia Tocha como autora da dissertação, orientada pelo Professor Eduardo Duarte e pela professora Marta Frade, Miguel Matos realizando a fotogrametria, Henrique Costa a partir do desenho e modelação tridimensional virtual, João Rocha e João Costa do FAB Lab da Faculdade de Belas-Artes com a impressão tridimensional.

Finalizados estes passos iniciais, utilizou-se o desenho tridimensional para se proceder à sua realização, com base no modelo produzido em fotogrametria. Apesar de se poder medir o modelo original e o modelo em fotogrametria, a realização da mão foi desafiadora pois a mão que se podia medir apresentava uma posição distinta da que se pretendia realizar, não apresentando a sua vista palmar. Aliado a isto, a mão a ser reconstruída estava apenas disponível a partir de uma única fotografia. Assim toda a reconstituição teria de ser baseada apenas nestes dois factores, principalmente a fotografia bidimensional, apesar do auxílio das medições.

Fez-se um modelo preliminar da mão, para se ter acesso a uma geometria aceitável para posterior modelação, e a partir daí realizou-se um processo de aproximação à fotografia disponível. A escala acabou por ser um dos factores de difícil atribuição, pois não se podia saber exactamente qual seria, e também ouve um problema de integração com a estátua real.

Após diversas tentativas e por aproximação, chegou-se a um resultado satisfatório com a impressão a gesso, sendo a impressão colocada na estátua da FBAUL. Visto existirem duas cópias desta estátua, a produção digital vem facilitar a produção do braço e mão perdidas da estátua presente no Museu de Arte Contemporânea. Foram apresentados os resultados das diversas impressões, tal como uma simulação da estátua com o novo modelo da mão.

ESTE TRABALHO É FINANCIADO POR FUNDOS NACIONAIS ATRAVÉS DA FCT – FUNDAÇÃO PARA A CIÊNCIA E A TECNOLOGIA, I.P., NO ÂMBITO DO PROJETO “UIDB/04042/2020”