Técnicas de Representação Chinesa – Os quatro tesouros da área de trabalho
“Quando estou preparada para escutar para dentro da ponta do pincel, sagrada para os chineses, significa que foi feito um imenso trabalho prévio.”
Doris von DRATHEN; Fabienne Verdier,
in “Kuenstler”, Ausgabe 92 / Heft 28 / 4. Quartal 2010, p.7
Numa altura em que o Oriente se abre cada vez mais ao Ocidente e em que o interesse pela cultura oriental cresce proporcionalmente a esta abertura, propõe-se nesta reflexão abordar e apresentar uma visão diferente de representação – a técnica da Pintura Chinesa e sua metodologia específica de aprendizagem.
Literatura recomendada
ABADIE, Daniel (direction) (2013), Fabienne Verdier, L’esprit de la peinture. Hommenage aux Maîtres Flamands, France, Editions Albin Michel.
DRATHEN, Doris von; Fabienne Verdier, in “Kuenstler”, Ausgabe 92 / Heft 28 / 4. Quartal 2010, p.7
KONG, Mário S. Ming (2017), Técnicas Chinesas na Expressão Plástica – relatório sobre uma unidade curricular no âmbito do ramo de conhecimento de arquitetura na especialidade de desenho e computação, Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, Lisboa;
KONG, Mário S. Ming (2016), “Copy Without Paste: A Copia como metodologia de ensino na aprendizagem da arte no Ocidente e no Oriente” Artigo publicado in “Linha do Horizonte – Desenhar Copiar Colar” nº 4– Revista da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa, 2016, pp. 45-51, ISSN: 2182-5440;
SING, Lau; HUI Anna NN and Y.C. Grace Ng (Ed.), Creativity: When East Meets West, Published by World Scientific Publishing Co. Pte. Ltd. Singapura, 2004.
SULLIVAN, Michael, Art and Artistes of Twentieth-century China, University of Califórnia Press, 1996.
Mário Say Ming KONG é Licenciado e Mestre em Arquitetura pela FAUTL, Doutorado em Arquitetura na especialidade de Desenho e Comunicação Visual pela Escuela Técnica Superior de Arquitetura de Barcelona – Universidad Politécnica de Cataluña (ETSAB-UPC) com Pós-Doutoramento igualmente realizado na ETSAB-UPC.
Atualmente é Professor com Agregação da FA-ULisboa, Professor Convidado na ESELx.
Anteriormente foi docente da Universidade Lusófona (U.L.H.T.) e da Universidade Independente, respetivamente nos departamentos de Urbanismo e Arquitetura.
Em 2000 foi coordenador do primeiro ano do Curso de Urbanismo na U.L.H.T. Em 1998, regente da disciplina de Desenho/CAD/Geometria Descritiva na U.L.H.T.
Tem participado em estudos de investigação científica e trabalhos de consultoria para entidades externas. Tem realizado publicações, comunicações e cursos de formação de forma a divulgar os resultados da sua atividade de investigados e professor em universidades nacionais e internacionais.
Os seus principais domínios de investigação são: “Harmonia e proporção na representação entre o Ocidente e o oriente” e “Arquiteturas em Papel e Materiais Sustentáveis com sua aplicação na Plasticidade do Papel no Processo Criativo da Arquitetura, Urbanismo e Design” aplicando conceitos de origami e Kirigami a materiais como papel e bambu.
ORCID ID: https://orcid.org/0000-0002-4236-2240
Scopus Author ID: 57193390274
https://www.scopus.com/authid/detail.uri?authorId=57193390274
Ciencia Vitae ID:B911-E380-C57F
https://www.cienciavitae.pt//pt/B911-E380-C57F